domingo, 2 de novembro de 2008

DIA de FINADOS... TE AMO MEU PAI...


O encontro da cultura cristã com a cultura celta deu origem à comemoração do Dia de Finados.
Os celtas (povo que habitava a região da atual Irlanda) tinham no seu calendário a festa conhecida como Samhain. Nesse dia, os celtas acreditavam que os dois mundos (o dos vivos e o dos mortos) ficavam muito próximos e eles celebravam essa comunhão.
Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.
No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.
O abade Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. E os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.
No século XI, o calendário litúrgico cristão incorporou o Dia de Finados, que deveria cair no dia 2 de novembro para não se sobrepor ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º.
A primeira celebração do dia dos mortos pelos povos católicos foi feita pelos monges beneditinos de Cluny, na França.


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Não somente nesta data, mas para sempre, eu lembrarei de meu falecido pai.

Deixo aqui minhas palavras:

Pai...
Sei que está aí em cima, junto com Deus!
Sei que me observa todos os dias
e espero que estejas orgulhoso de teu filho que continua aqui,
lutando todos os dias para ser alguém como você foi meu pai.
Sinto sua falta e gostaria que estivesse aqui junto de nós.
Mas um dia... Irei encontrar-me com o senhor...
Um dia!

"Te amo meu PAI"

Nunca serei o grande homem que você foi...
Dedicado a meu pai... Francimar A. L.
Escrito (com lágrimas) por FRAN... "O Samurai"

9 comentários:

Átila Siqueira. disse...

Belas palavras, Samurai. Espero que seu pai esteja agora em um bom lugar, e tenho certeza que ele se orgulha do filho.

Um grande abraço,
Átila Siqueira.

Paulo Silva disse...

Palavra lindas. certamente seu pai estará lá bem juntinho de DEUS muito orgulhoso de seu filho.
Visite meu blog também lá tenho uma homenagem a meu meu pai.
www.cantpoeta.blogspot.com
saudações.
Paulo Silva

Anônimo disse...

Uau que texto lindo !!!!
Temos algo em comum , meu pai também não está mais aqui, e creio como vc que lá de cima ele me abençoa ...
Vim retribuir sua visita e adorei seu blog ...
Parabéns !!!
Um bj grande e boa semana

Anônimo disse...

Boa noite Franciney, bonitas palavras amigo... realmente a partida de uma pessoa amada é sempre dificil, mas faz parte do circulo da vida. Mas jamais devemos encarar como uma perda, mas uma relativa separação, pq o amor nos une eternamente, sobrepuja qualquer ligação corporal. Nos liga eternamente pq o espirito é eterno como o amor!!! TEnho certeza q seu pai está orgulhoso e feliz do filho q possui... o amor q doarmos aq, sempre será a melhor homenagem aos queridos q partiram p/ a Vida Maior... grande abraço e muita paz no coração!!!

Átila Siqueira. disse...

Agradeço a visita no meu blog, meu amigo. Quanto a André Vianco, ele realmente é um ótimo escritor brasileiro. É bom saber de novos escritores assim, pois no Brasil hoje em dia está faltando escritores de renome e qualidade.

Até existe bons escritores por ai, mas não conseguem ter uma boa projeção, e André Vianco conseguiu fazer boa literatura e ter boa projeção, isso é muito legal.

Um grande abraço,
Átila Siqueira.

Anônimo disse...

Linda postagem e homenagem ao seu pai meu bem..
Infelizmente não tive o prazer de conhece-lo , mais tenho certeza que onde quer que ele se encontre ele tem sim muito orgulho do filho que ele tem.
"Ainda" nao perdi em minha vida atraves do desencarne nenhuma pessoa na qual eu amasse muito e imagino como deve ser angustiante e triste quando este fato acontece.
Mais para onde quer que nossa alma vá depois do desencarne com certeza eles (as) sentem nossas oraçoes , nossas vibraçoes de amor e carinho .
Acredito que o amor ultrapassa com certeza as barreiras das distancia e da morte ..
E voce pode ter certeza que onde quer que o seu pai esteje.. ele sente o seu amor..
E torce muito pela sua felicidade..
Beijos...

Milena40 disse...

Olá Deus abençoe todos os filhos q amam seus pais e o respeitam hoje em dia são poucos,com certeza seu se sentiu e sente onde está, muito amado! tbm perdi o meu e lamento profundamente, doi de mais a dor de uma saudade!Ohh... Deus!a falta de um ente querido a saudade n tem palavras para descrever, Meu papai querido Se soubesse q aquele dia seria o ultimo dia q te vi, teria amado mais. te abraçado mais forte! e falado em alta voz e bom som, o qto te amava e amo muito onde quer q vc esteja vou te amar para sempre!

Milena40 disse...

Peço quem tiver seu papai vivo ainda o ame verdadeiramente e faça questão de falar para ele, o quanto é importante na sua vida, pq meu amigo o amanha pode ser tarde de mais.... hoje eu queria gritar para todo mundo ouvir o quanto meu pai era importante pra mim!já n posso mais...ele se foi! não sabia q aquele dia seria o ultimo p ele, pq se soubesse teria sido diferente teria amado mais...abraçado mais forte falado coisas muito importante guardada aqui no meu peito! pai hoje és arazão da minha maior saudade!!!Te amo pai.

Unknown disse...

Tem dias que faltam gavetas para guardar tanta saudade...💔😔