terça-feira, 31 de março de 2009

BRIGAS ENTRE CASAIS... O QUE FAZER?

Quem não se lembra da primeira briga entre casal de namorados?

O desentendimento se torna um crescendo e pronto! Começam os impropérios, as verdades desmascaradas! Surge a raiva ou então, ela é o estopim da discussão. A pessoa amada sai bufando, liga o carro e dá partida cantando os pneus.

O que fazer quando o casal briga?

No caso, o desentendimento floresce, quando há muito sentimento de raiva contido. Ou então descontentamento com o comportamento do outro. Há também muito orgulho envolvido nesta trama de desentendimento.

Como trabalhar a raiva e a crítica na hora da briga?

Ninguém gosta de ser criticado. O ser humano tem o desejo de ser sempre apreciado e aceito. Num casal, o comportamento do outro às vezes, pode magoar ou ferir. Uma palavra dita num momento errado pode causar um rompimento.

Quando você estiver com muita raiva do parceiro(a), evite uma discussão acalorada. Excesso de ira pode provocar mais raiva. Neste momento, um pode magoar o outro com palavras ásperas ou ofensivas. Isso em nada resolve a causa da discussão.

Conversar seria a solução ideal. No entanto, o ser humano é instável nas suas emoções. Às vezes, discutimos numa hora em que o namorado(a) ou companheiro(a) está cansado, nervoso ou preocupado. Aí, ele pode devolver as ofensas com mais ofensas. Neste momento de ânimos acalorados, mantenha a calma. Vá para casa e pense melhor sobre o assunto.

Há uma diferença muito grande em dizer: “Estou com raiva de você. “ e falar a mesma frase num tom de voz alto, irado misturado a gestos descontrolados. Violência gera violência.

Não reprima sua raiva. Não fique guardando para depois seu desagrado. A insatisfação num casal, se for ignorada, poderá crescer e se manifestar numa briga carregada de mágoa.
Algumas pessoas são muito exigentes com a pessoa amada. Brigam por qualquer motivo ou qualquer detalhe. A pessoa amada pode se sentir desmotivada e desvalorizada.

“Nada que eu faça, ele(a) repara ou elogia. Só ele(a) é perfeito(a)!”- desabafa a pessoa.

Geralmente, são homens ou mulheres que tiveram uma infância com pais muito autoritários ou repressores. Crescem e amadurecem sendo muito duros consigo mesmos. Projetam no outro toda a carga de exigência e baixa auto- estima.

Há também um problema chamado de distimia. Constante mau humor pode mascarar um problema psicológico que precisa ser investigado. Uma boa dose de tolerância e compreensão pode evitar brigas desnecessárias. Aceitar o outro é aceitar a si mesmo.

Tolerância não é passividade ante o erro do outro. É compreender que a pessoa amada não é o príncipe encantado. É um ser humano cheio de carências, acertos e erros. O perdão transforma a raiva em compreensão madura. Perdoe de verdade. Senão for um perdão sincero, o resultado da briga poderá se transformar em ressentimento. O ressentimento deixa a pessoa com a memória viva ante os erros passados:

“Lembra-se daquele dia que você fêz isso e aquilo?” despeja o homem ou a mulher. A raiva não passou.

Num relacionamento saudável, a briga entre o casal pode servir como um termômetro. Um desabafo onde os dois vão se conhecendo e aparando as arestas. Nem sempre a mulher ou o homem costumam se abrir quando estão insatisfeitos. Isto gera desconforto.

“Engulo tudo calada(o), senão ele(a) termina comigo.”

“Não gosto de brigar, prefiro ignorar o que ele(a) fêz.”

Este comportamento vai gerar mais insatisfação entre o casal. E esta insatisfação vai se refletir na vida sexual e social dos dois.

Muitas brigas por motivos fúteis podem estar mascarando outros problemas na estrutura do relacionamento: dificuldades sexuais, problemas financeiros, falta de amor ou mesmo uma traição. Alguns casais fazem um jogo que pode ser até inconsciente. Depois da briga, o relacionamento íntimo fica mais apimentado. Parece que o relacionamento fica mais quente. Será? No entanto, para um casal que ainda se ama, brigar, às vezes, pode acertar muitos desencontros e dificuldades.

Na hora da briga, tente se acalmar. Quando o outro elevar a voz ou gritar, não faça o mesmo. Abaixe o tom da sua voz. Isso desconcertará a pessoa amada. Jogo de forças não leva a resultado positivo. Gritar mais alto do que a pessoa amada gera mais briga.

Havia um casal que tinha sempre brigas apimentadas e costumavam se agredir fisicamente. Era sempre assim: tapas e tapas. Com o tempo, o amor acabou e eles se separaram. Não permita a falta de respeito e nem o uso de palavrões durante a briga. Se você permitir uma vez que seja, será sempre assim.

No entanto, nem sempre na hora da briga, com os nervos à flor da pele, as emoções estão sob controle. Se você errou, reconheça o erro imediatamente. Pedir desculpas é nobre.

Sinceridade sempre na maneira de expor os sentimentos.
Deste modo, haverá sempre paz e amor, após a tormenta...
PS.: Antes que me perguntem sobre o meu namoro... está maravilhoso! Somente postei isso por ler várias postagens sobre relações em conflito em diversos blogs... Essa gente que complica o relacionamento é fogo! Hehehe! Pelo menos o meu está PERFECTO!

Postado por FRAN... "O Samurai"

30 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

É ter mais tolerância,e um tem que ceder.

Tudo bem Fran?

beijooo.

Mary_Flor disse...

Brigas... realmente fazem parte de um cotidiano amoroso normal!
Quem já não teve uma???

Muito legal o blog e tua forma de escrever. PARABÉNS^^

RosanaK disse...

O negócio é não dar o braço a torcer...
Reconhecer o erro né!!!

Beijusss

:.tossan® disse...

Meu amigo, depois que a gente fica quase velho, brigas nunca mais, gritar só pra chamar o taxi...rsss...Tá com raiva? Vai dormir...Não vale a pena. Gostei muito! Abraço

Desejos Aliciantes disse...

Acho que quando um não quer dois não brigam...
sempre fiz isso e evitei brigas...
quando ele tá aborrecido eu evito falar...
falo depois
e pensar antes de falar pra não se arrepender depois
Boa noite pra vc
Beijos aliciantes

Ester disse...

Fran,

eu entendo o seu desabafo no comentário em meu blog,

o problema é que muitas pessoas e estou inclusa, dependem do computador para trabalhar,
não é só entretenimento,

mas vc não deixa de ter razão,
poxa, antigamente não havia
computadores e éramos tão ou mais
felizes..

bjs,

Sabrina Vaz disse...

O meu namora está perfeito tbm!!
Mas foi bastante construtivo ler o post de hoje!

"Geralmente, são homens ou mulheres que tiveram uma infância com pais muito autoritários ou repressores. Crescem e amadurecem sendo muito duros consigo mesmos. Projetam no outro toda a carga de exigência e baixa auto- estima."
FAZ MUITO SENTIDO!!

Ah Fran obrigada pelo seu comentário de "boas vindas", adorei!
Abraços!

Sabrina Vaz disse...

ps: Adorei o Tossan "Tá com raiva? Vai dormir..."

Abraços!

Anônimo disse...

Fran,
discutir, não concordar faz parte de nós seres humanos, afinal, cada um tem uma cabeça e pensa de jeitos diferentes.
É difícil manter a calma, mas essencial, não é porque vc pensa desse jeito que eu sou obrigada a pensar igual.
Temos mesmo é que respeitar a opinião do ser amado.
E depois com cabeça fria, logo analisamos a situação.
Um beijo grande e tenham um lindo dia

Anônimo disse...

Bom Dia Amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr !!
Interessantissimo seu post de hoje!!
Realmente concordo com cada palavrinha.
Eu sou do tipo que nao gosta de deixar nada mau resolvido..
Algo esta estranho?
Entao vamos sentar e conversar , acredito que todo e qualquer relaciomento tem que se basear nesse fator.
Agora quando a pessoa não que paciência.
Diante de pessoas agressivas fico na minha porque meu sangue é meio quente e se eu começar a falar afffffffffff ai já era!!
Agora partir para agressoes? Falar Gritando?
Meu to fora!!
Se um dia partir para isso já era!!
Mais otima postagem viu!!

Tenha um lindo e abençoado dia!!

TE AMO !!!

Anônimo disse...

E que continue!
Com o meu temperamento é de evitar
brigas...Ñ lido bem com isso.
Melhor dialogar.
Beijo.
isa.

A Madrasta Má disse...

Não meter a colher.... kkkkkkkkkkkk entre 4 paredes tudo se resolve e quem tá d efora sobra! bjinhos da Madrasta!

D. disse...

Nossa, interessantissímo o teu blog, tipo começei agora sabe. Fiz meu primeiro blog semana retrasada :}. E o teu é um dos mais legais que eu achei passeando pela rede, não tenho namorado, e ainda sou muito nova pra saber as pedrinhas de um relacionamentos, mas pelos que eu tive, posso dizer que o teu post é muito legal. :}

Paula Barros disse...

Sabemos de tudo para não brigar, e de tudo para não piorar uma briga, porém quando o emocional de forma errada nos domina destruímos uma linda relação por causa de atitudes de rompante, alimentadas na raiva.

Um belo texto.

Fico feliz de saber que vocês estão bem.

abraços

carmen disse...

Que bom que você tirou a nossa dúvida... ufa!!!

Mas conheço muita gente que não sabe admitir o próprio erro, muito menos pedir desculpas, como se isto fosse sinal de fraqueza...

Acho mesmo muito nobre a pessoa reconhecer o seu erro, pedir perdão... e mudar!!!

Gostei muito deste seu post...
Nem parece de um homem... rsrsrs

bjs aos dois

Ah, em caso de briga, fique longe da sua espada de Samurai...

Hugo de Oliveira disse...

Fran...obrigado pelo respeito. Acredito que isso que fortalece uma relaçaõ de amizade - o respeito.
E preciso cada vez mais, que as pessoas que escrevem em blogs, respeite o outro...isso é o que importa.

Abraços

Christi... disse...

Amigo, nada como o diálogo, a temperança pra tratar o outro. A falta de respeito que gera, onde um no relacionamento pensa que é "dono" do outro, gera esse descontrole, somado ainda a um fator de ciúme exacerbado ou um tinquinho de motivo, somam e geram a grande bomba nuclear tabajara de brigas desnecessárias no que era bom, fica minando, minando, até pum, tudo ir pelos ares !
E depois penam tendo as mesmas atitudes em outros relacionamentos, só muda a casa, a pessoa, se não houver uma ciência de se auto analisar, vivem a vida colhendo frutos podres, invés de uma bela colheita no namoro.

Bjs no coração
To falando muito hoje, aff

Chris

IsaBella disse...

Ei! Achei seu blog por acaso... No blog da Gi!
Adorei o que vc escreveu!
Confesso que me identifiquei em algumas partes! hahahahaha!
É muito difícil ter o controle em uma briga! Pq quando ela acontece, é pq vários sentimentos foram reprimidos!
E como as pessoas são diferentes, haverá reações diferentes, né?!?
=)
Gostei do seu blog!
^^
Espero q não se importe de eu ter vindo visitá-lo sem te conhecer!
um abraço!
e felicidades pro seu namoro!

. disse...

Brigas sempre teram..normal..sinceramente acho anormal se não tiver..
Cada um cedendo um pouco td se resolve..
Abraços meu caro

Anônimo disse...

Bom dia Amore!!

Coraçãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!
Que você tenha um dia lindoooo viu???

TE AMO- TE !!!

Beijokas my King!!

Anônimo disse...

Voltei para te dizer q.tens,no meu canto,"Ovos de Páscoa".
Beijo.
isa.

Lilith disse...

Mama mia! Já te aconteceu de ler um texto de cima pra baixo, pq vc vai pescando as ideias do texto pra ver se já entendeu tudo e qdo vc percebe está lendo e relendo tudinho?!

Foi o que acabou de me acontecer! Esse texto está tão maravilhosos, tão sereno, que eu salvei no meu word!

Sabias palavras...

To voltando, aos poucos me recuperando do choque...devagarinho, bem devagarinho meu amigo...

Muito obrigada pelas suas lindas palavras de apoio e de força lá no amores. Eu ando mesmo carecida disso...

Bj imenso pra vc e pra sua namorada

Marcia M. disse...

tenho que passar aqui mais vezes,rs rs!
legal esta postagewm valeu a dica ,abraços!

Unknown disse...

É acho que muito procuram respostas,assim como eu, rs. Meu marido ñ tem tempo pra conversar comigo sempre estar muito ocupado, com os amgos, família...Tento conversar com ele mais sempre ele mostra meus erros, falhas tentando me convencer que estou sempre errada... Até quando estamos juntos e digo que te amar, ele me diz que é mentira e sempre lembra o que fiz de errado, me sindo desvalorizada, feia, desmotivada...So tenho 26 anos se alguem tiver com mesmo problema gostaria de conversar meu msn inesjil@hotmail.com

UMA HISTÓRIA VIVIDA disse...

nao sou muito de ter tolerancia
apesar de ser muito explosiva cm as coisas
tento manter o controle mas confesso q nao é facil nao.

rihana disse...

***ola,td bem???estou no trabalho a pensar NA minha relaxao,...kuando entrei neste site,apanhei exatamente oque gostaria de ouvir...e como sou uma pessoa k acredita em Deus,acredito k foi o senhor k botou -me dentro deste site para dar-me a resposta k tanto esperava...por acaso hoje tenho uma conversa com o meu marido hoje depois do servixo,antes de ler este texto tava com umas ideias loucas de ir dizer uma boas e ditas,so que para dizer a verdade,o espirito santo tocou em mim no exato momento k eu tava ler o texto...acreditem ou nao,eu hoje vou fazer algo k nuca fiz,k vai ser ouvir e calar,e simplesmente entregar a minha relaxao nas maos de Deus,ele vai falar por mim e agir por mim... xpero k para sempre eu possa agir dessa maneira,...muitissimo obrigada Deus por usar o fran pra ensinarmos essas lindas palavras,....AGORA MEU PAI TI PEDIMOS K ALEM DE AGENTE OUVIR K A GENTE USE E PRATIQUE EXAS LINDAS PALAVRASSSSS...BJINHOS A TODOS***

rihana disse...

***ola,td bem???estou no trabalho a pensar NA minha relaxao,...kuando entrei neste site,apanhei exatamente oque gostaria de ouvir...e como sou uma pessoa k acredita em Deus,acredito k foi o senhor k botou -me dentro deste site para dar-me a resposta k tanto esperava...por acaso hoje tenho uma conversa com o meu marido hoje depois do servixo,antes de ler este texto tava com umas ideias loucas de ir dizer uma boas e ditas,so que para dizer a verdade,o espirito santo tocou em mim no exato momento k eu tava ler o texto...acreditem ou nao,eu hoje vou fazer algo k nuca fiz,k vai ser ouvir e calar,e simplesmente entregar a minha relaxao nas maos de Deus,ele vai falar por mim e agir por mim... xpero k para sempre eu possa agir dessa maneira,...muitissimo obrigada Deus por usar o fran pra ensinarmos essas lindas palavras,....AGORA MEU PAI TI PEDIMOS K ALEM DE AGENTE OUVIR K A GENTE USE E PRATIQUE EXAS LINDAS PALAVRASSSSS...BJINHOS A TODOS***

rihana disse...

***ola,td bem???estou no trabalho a pensar NA minha relaxao,...kuando entrei neste site,apanhei exatamente oque gostaria de ouvir...e como sou uma pessoa k acredita em Deus,acredito k foi o senhor k botou -me dentro deste site para dar-me a resposta k tanto esperava...por acaso hoje tenho uma conversa com o meu marido hoje depois do servixo,antes de ler este texto tava com umas ideias loucas de ir dizer uma boas e ditas,so que para dizer a verdade,o espirito santo tocou em mim no exato momento k eu tava ler o texto...acreditem ou nao,eu hoje vou fazer algo k nuca fiz,k vai ser ouvir e calar,e simplesmente entregar a minha relaxao nas maos de Deus,ele vai falar por mim e agir por mim... xpero k para sempre eu possa agir dessa maneira,...muitissimo obrigada Deus por usar o fran pra ensinarmos essas lindas palavras,....AGORA MEU PAI TI PEDIMOS K ALEM DE AGENTE OUVIR K A GENTE USE E PRATIQUE EXAS LINDAS PALAVRASSSSS...BJINHOS A TODOS***

Unknown disse...

Parabéns pelo texto! Concordo com o que foi dito e me ajuda bastante vir aqui, ler e repensar a forma como agimos ou como o outro age também.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto! Concordo com o que foi dito e me ajuda bastante vir aqui, ler e repensar a forma como agimos ou como o outro age também.