terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

LIBERTE-SE TAMBÉM... VOCÊ PODE!


A FAMOSA DEPRÊ...

A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e em conseqüência, o pensamento...

A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, altera a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.

As pessoas depressivas, muitas vezes, não conseguem melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Em alguns casos precisam de tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.

A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade e o amor, e também a parte física. Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido.

A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantam os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, para que freqüentem grupos religiosos ou pratiquem atividades. Os sentimentos depressivos vêm do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido... Existe tipos de depressões e vários tipos de manifestá-las.

EU SUPEREI A MINHA DEPRESSÃO...
MAS É ALGO COMPLICADO!

Tem pessoas que entram em depressão mas não sabem que estão deprimidas... Aí que vem a parte ruim da coisa! Eu vou contar como foi a minha. E como superei em pouco tempo!

Sou uma pessoa que não gosta de ficar sozinho e sem fazer nada por muito tempo. Tenho meus problemas como todo ser humano, seja eles, familiares, profissionais, amizades, contas e etc.
Apenas duas pessoas sabiam do meu "começo" de depressão. Percebi que estava ficando deprimido após a minha operação de apêndice... Depois de passar 30 dias longe do trabalho porque estava de férias (não agüentava mais ficar em casa). Voltei e no dia seguinte fui para o hospital... Fui operado... Fiquei quatro dias internado... Voltei pra casa e passei mais 50 dias afastado do meu mundo rotineiro! Foram 80 dias longe de tudo e de todos...

Durante esse período em meu quarto. Percebi que tinha emagrecido uns 5 quilos... Pensei até que fosse por causa da operação e coisa e tal, mas não era! Eu estava deprimido... com depressão. Em casa me sentia muito sozinho. Sem ninguém pra conversar. Mas ainda tinha dúvidas sobre meu estado. Passei muito tempo auto-analisando-me. Comecei a não ter vontade de levantar, não tinha disposição para fazer as coisas, tinha vontade de chorar (chorei algumas vezes) e não sabia porque, pensava na vida...

O engraçado é que eu não sabia e não entendia o que me deixava assim. Um dia comentei isso com meu amigo e desabafei sobre o que sentia e ele respondeu:

-Você deve estar com depressão, melhor ir no médico!

Isso foi a resposta! Sou uma pessoa que sempre guardou mágoas, tristezas, ofenças e momentos desagradáveis. Não sou aquele que sai descontando nas pessoas (as vezes isso ocorre), mas eu procuro guardá-las pra mim e esconder isso do mundo... Colocando minha "máscara" de pessoa alegre e de bem com a vida.

Mas posso afirmar que sempre fui uma pessoa muito forte espiritualmente falando. Sou duro na queda! Depois que percebi que estava depressivo, resolvi "não" procurar um médico! Por motivos próprios... Queria tentar superar por mim mesmo. Queria entendê-la. Queria vencer aquilo que tentava me vencer. Eu precisava provar pra mim mesmo que era forte o bastante para suportá-la e superá-la...

A depressão pra mim é como estar acompanhado de alguém negativo que vive ao seu lado sempre... constantemente... sugando sua alma!

Quando eu dormia... ela dormia comigo!
Quando eu acordava... ela me abraçava!
Quando eu andava... andávamos de mãos dadas!
Quando estava no ônibus... ela sentava do meu lado!
Quando estava no sofá... ela me observava...

Até que um dia eu me virei, olhei pra ela e fiz assim...
AQUI PRÔ CÊ Ó!!! DESAPAREÇA DA MINHA VIDA!!!

Enfim, percebi o que me deixava assim, achei minhas respostas, coloquei a cabeça no lugar, deixei meus temores para trás, decidi que viveria para ser feliz e deixar minha marca no mundo! Porque sou único... Porque quero viver a vida intensamente!

TÁ COM DEPRESSÃO? LIBERTE-SE TAMBÉM...

Escrito por FRAN... "O Samurai" (Aqui prô cê ó!)

29 comentários:

Christi... disse...

Fran, muito importante a sua postagem, depressão é um problema ás vezes tão cheio de preconceito, que é exatamente como falou, não é tristeza, não é fossa, nem baixo astral, é algo que mexe com a estrutura da pessoa, e pode ficar crônica.

Vc soube perceber isso no início, e precisou se auto analizar, e isso ás vezes acaba sendo muito individual, porque até quem está próximo e não tem muito conhecimento ou sabedoria, acredita ser um misto de mau humor com muito choro, sem muito entender...

Já passei por isso, e é assim meio parecido, falta de apetite, quando percebe, o leite foi bebido, mas tu não se lembra que almoçou, que comeu algo á tarde ou a noite, o choro vem táo fácil que quando vê, já muito chorou.

Complicado mais ainda, quando se muito é bem humorada, e muito sorri, e é rodeada de alegria, e derrepente, Boom ! Apareceu e mudou tudo... Cheguei a querer só dormir, tomava remédios sem prescrição, pq tenho acesso, e pelas pessoas pensarem que tu fez ou faz psicologia, acha que isso não pode ocorrer contigo, vc é portadora da cura, não da doença. rs
Mas Deus me ajudou, meus amigos iam na minha casa me tirar da situação, oravam, pertinho, e do fundo do poço fui tirada, com mão forte, a mão de Deus em mim.

Desculpa fazer um comentário que quase foi uma postagem, mas precisei escrever, reconheci o cheiro dela vindo hoje, e mandei o mesmo sinal que vc colocou na foto. rs
To melhor...

Diogo Caceres disse...

Boa noite Franciney. Uma postagem muito importante... tive colegas que passaram pela depressão e realmente não é nada facil de encarar. Não é atoa que é considerada a doença do seculo!!
O apoio recebido nessa fase é muito importante, mas uma virada de mesa como fez é essencial p/ nocautear a depressão... jamais desistir, pq tudo nessa vida passa!!
Parabens mesmo pela postagem e Deus esteja sempre a abençoar... abraço!!!

Tata disse...

Oi Fran,

Muito legal essa sua iniciativa de falar de depressão, e mais bonito ainda é vc escrever de algo que vc superou!

Adorei! Ainda bem que eu não sofro desse mau da modernidade...mas, se ela chegar eu digo " Aqui pro cê Ó" tbm!!!!
bjinhos

Vivian disse...

Antes de qqr definição
sobre este mau do século,
devemos entender que a depressão
é uma doença física, e não somente
emocional.

Ledo engano portanto,
querermos tratá-la sem medicamentos específicos
para tanto, porque Depressão
é uma doença marcada por mudanças extremas no comportamento, energia e ânimo de uma pessoa.
Não é uma doença "de cabeça".
Ela afeta tanto a mente quanto
o corpo.
É bem diferente de estar triste ou "deprê".
Sentimentos ocasionais de tristeza são normais e podem ter inúmeras causas.
Na depressão, sentimentos de tristeza são fora de proporção
e nem sempre se relacionam a causas externas.
Pessoas que não sofrem de depressão lidam com seus problemas (internos e externos) sem ficarem incapacitadas.
O mesmo não acontece com depressivos.
A doença interfere na habilidade pessoal de trabalhar, dormir,
se relacionar, comer, de gostar
de atividades antes consideradas prazerosas.
A depressão tem tratamento, com sucesso em mais ou menos 80% dos casos.
A doença afeta pessoas de todas
as raças, idades, situações econômicas e sexo.
No entanto, metade das pessoas
que sofrem de depressão não procura tratamento, o que leva
a doença a ser a principal
causa dos suicídios, segundo estatísticas americanas.
Quem tem depressão não deve
se sentir envergonhado.
Depressão não é uma fraqueza
de caráter ou um defeito.

Como diferenciar depressão
de uma tristeza passageira?
Todo mundo passa por períodos
de tristeza, que são uma parte normal da vida.
Mas a severidade dos "episódios depressivos" e o seu poder de incapacitação do indivíduo
é o que os distingue de um
simples sentimento de tristeza.
Se o que você sente está prejudicando de alguma forma
a sua vida prática, é hora de procurar um médico.

Assim como você o fez e se curou!

Belíssimo post para nos chamar
a atenção para uma doença tão
em moda.

Parabéns, lindeza!

Pelos caminhos da vida. disse...

Me libertei da minha tb,simplesmente ela chegou ai falei pra ela xô fora.

Belo post Fran,tenho certeza de que irá ajudar muitas pessoas que estão depressivas.

beijooo.

Anônimo disse...

Depre não combina com você rs até rimou!!
ainda bme que voce foi forte o suficiente para se libertar dela!!

Te Amoooooo

Anônimo disse...

Fran,
amei aqui pro cê óooo !!!!
Ma,s infelizment meu amigo depressão é uma doença, e vc terá sempre que estar vigiando para que ela não volte novamente, minha mãe sofre de depressão, e menino sei como é duro ...
Há dias, que ela está súper bem, há outros, aff que é difícil demais t~e-la por perto, tudo está mal, tudo vai mal, e chora, chora, chora ...
Fico feliz que como um belo Samurai vc deu um basta foi masi forte do que essa doença terrível e colocou um belo ponto final nisso.
Admiro-te cada vez mais ...
Beijos grande para vcs, e tenham uma bela quarta feira, aproveitem, rs...

Verônica Carleti disse...

Q lindoooo
Parabéns, estou me libertando da minha....
Dedico esse à todos os meus amigos!!!

"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar,volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!"Fernando Pessoa"
Lindo né... para você!!!

angel bar disse...

Percebo-o perfeitamente...

Convite para Long Drink "Morning Flight" no Angel Bar.
Boa Semana.

Branca disse...

Sua frase resume tudo...enqto a pessoa não resolver se libertar não há tratamento, terapia, nada que resolva...isso tem que ser trabalhado internamente...
Foi muito feliz com seu post, servirá de alerta pra muitas pessoas.

bjos.

Christi... disse...

Amigo, faz uma visita nesse blogue, que estou te passando o link, é de uma menina precisando de apoio, está se sentindo só, deprimida e com problemas sérios de dependência química.
Não a deixemos só, sem uma palavra,uma direção, um afeto, um carinho, o Amor e a Amizade transformam e mudam vidas, eu creio.

Bjs no coração

O link é esse:
http://raiane-raine.blogspot.com/

Pelos caminhos da vida. disse...

Prêmio lá no blog pra vc.

beijooo.

Conde Vlad Drakuléa disse...

Excelente texto, também sofro desse mal e sei como é difícil manter a serenidade, mas uma coisa que sempre me ajudou foi o bom-humor! E teus textos também meu querido amigo! Um grande abraço do conde!

Christi... disse...

Amigo, tem selinho pra vc no blogue, e o que comentou eu tb fiquei com minhas reservas, li ontem com calma praticamente todos os post´s, e busquei informação com uma psicóloga blogueira que andou visitando e pedindo ajuda, por isso fui atrás desse fio, e continuio indo, pq tem de tudo, sabemos disso, mas realmente o caso é bem avançado. Só Deus
E Ele pode tudo, basta querermos também essa ajuda né.

Obrigada por ter ido lá, acompanhe da forma que falou sim, sei que segue seu coração e não lhe tem faltado na intuição

Bjs, e um lindo dia pra ti

Anônimo disse...

MINHA VIDA............
EU AMO VOCÊEEEEEEEEEEEEE!!!!

Pelos caminhos da vida. disse...

Tem selinho la pra vc.

Fim de semana de luz.

beijooo.

Anônimo disse...

voltei amor
descula a demora
depois venho com mais calma no seu blog viu!

Anônimo disse...

GRaças a Deus!
Vc encarou e venceu...
E acredito ferozmente que a capacidade de vencer essa doença está única e exclusivamente dentro do deprimido. O médico até pode ajudar, mas a pessoa tem que querer e tem que se auto-ajudar também, se não nenhum tratamento vai adiantar...

Fran, vc é lindo, sabia?!
E eu nunca vi um foto sua sequer...
Digo isso pq não estou me referindo a beleza exterior, essa que apenas os olhos enxergam... Estou falando de essência!
Se vc não tivesse me falado a sua idade eu jamais acertaria! Sempre que elio seus textos e seus comentários, sempre recheados de um bom humor e uam vitalidade... e esse seu carinho por sua namorada, sempre tão visível e presente, eu jurava que vc era mais novo que eu, pois alguém com um íntimo assim, tão puro e perceptível, só podia está bem próximo a infância! E agora descubro que sou mais nova que vc 12 anossss... rsrs... Mas isso não tem nada a ver, lógico!
Muito obrigada...
Eu não tenho palavras para agradecer os versos de conselho e carinho! Muito obrigada mesmo...

Pode contar comigo tbm, sempre!
Abraços, fica com Deus.

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDO FRAN, BELO TEXTO AINDA POR CIMA VERÍDICO... A DEPRESSÃO É DE FACTO UM MAL PERIGOSO... TENHO UM TEXTO PUBLICADO NESTA MURADA QUE GOSTARIA QUE LESSES, CASO POSSAS... VOTOS DE UM BOM FIM DE SEMANA... BEIJINHOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

:.tossan® disse...

O bom humor cura até doenças. Importante postagem! Abraço pensante

Na noite tudo se perde
Mora a sombra, o desvario
A indomável vontade do amor
Tem a força de um Rio
Profeta.

Paula Barros disse...

Um tema atual e que tem ocorrido com muitas pessoas. Alguns não conseguem superar sozinhos e precisam de apoio.

Um texto esclarecedor e mais importante ainda porque nos traz a sua experiência.

felicidades.

abraços

Dina disse...

Gosto dos seus comentários....
Você....é uma pessoal muito especial!
Apesar de tão jovem....tem uma grande compreensão da vida, das pessoas....dos sentimentos!
Realmente vc é uma pessoa iluminada.....
Beijos em seu coração lindo...
Dina

Cris Rubi disse...

Obrigada Fran, e ela sempre estará
Um otimo final de semana pra ti.
Curti bastante juntinho com teu love
beijinhus carinhosos

gabyshiffer disse...

Nossa muito interessante seu flog
Adorei a matéria sobre a "deprê"
Já passei por uma muito séria...e sua postagem com certeza vai ajudar a quem estiver com depressão e a todos de um modo geral, pois obtendo essas informações estaremos nos conhecendo melhor...conhecendo o problema e com certeza dessa forma qq um pode vencer essa luta...
Bem eu tô começando e se vc n se importa vou te add.
Parabens pelo seu flog
Bom findi
:*

SuEli disse...

Bom Dia, Fran

O estado de depressão é terrível para quem sente e para os que têm que conviver com a pessoa depressiva.

Eu tive um longo período de aparente estado depressivo, por isso sei o que digo, mas, graças a Deus, já estava percorrendo o caminho e este aparente estado foi um dos períodos mais importantes da minha caminhada, pois, graças a Ele, eu pude dar todos os passos necessários para a Salvação.

Eu digo graças a Ele, porque conheci muitas histórias parecidas com a minha e as pessoas não tiveram a mesma ajuda espiritual que eu tive, por isso não sairam do seu estado depressivo da mesma forma que eu.

Neste caminho de ENTREGA e CONFIANÇA PLENA NO SENHOR, tudo faz parte, por isso a necessidade de se respeitar o QUERER do outro, mesmo que aos nossos olhos pareçam negativos, pela nossa falta de entendimento e compreensão dos propósitos divinos para cada Filho.

Eu tento ajudar, mas jamais insistir. Prefiro, sempre, confiar no Senhor, na vida de cada um.

Obrigada pela sua visita e uma abençoado final de semana para todos vocês,
Fiquem com Deus,

Magui disse...

Uma coisa importantíssima para produzir serotonina é o exercício físico.Uma forma sedentária de viver é uma escolha perigosa.

Anônimo disse...

Fran,
tem presentinhos para vc lá no meu blog, passa lá,
beijos

Luna disse...

também já tive um principio de depressão, por isso sinto-me á vontade para falar sobre isto.
na maior parte das vezes acontece porque somos egocêntricos, sentimos pena de nós,
quando nos sentimos sem o mundo á nossa volta ficamos perdidos, mas o sofrimento existe , é uma “doença “ da moda, tantos seres se encontram assim.
beijos

carmen disse...

Achei muito interessante a sua postagem sobre a depressão...

Temos que reagir, sim, contra este estado d'alma...

Mas não é tão simples assim...
Há níveis de depressão, fatores desencadeantes e para supera-las temos que saber a causa, seu tratamento,etc...

Há pessoas que não conseguem sair sozinhos da deprê; outros acabam por tira-la de letra...

Não há uma fórmula perfeita.

bjs